Resolvi então pesquisar e vamos ver hoje se o que andam espalhando por aí é realmente verdade ou é mito!

  • Nenhum produto pode encostar no couro cabeludo?

DEPENDE. Se você tem o couro cabeludo oleoso tem que evitar mesmo, pois os produtos capilares mais oleosos, podem entupir os poros e obstruir a saída dos fios, quando em contato com a região que já tem tendência à oleosidade. Caspa, queda de cabelo e aumento da oleosidade são algumas das consequências neste caso.

Agora, se o produto promove a limpeza, esfoliação ou fortificação ele deve sim chegar até a raiz. Ficar atenta aos componentes de cada um ajuda muito a perceber a função de cada um!

  • Cabelo descolorido não cresce?

DEPENDE. Não é que não cresça. Cresce, pois a raiz sempre vai nascer. A questão é que a descoloração retira massa capilar (queratina) do cabelo deixando o fio fragilizado e propenso à queda e/ou quebra. Fazer a reposição dos nutrientes com a realização de um Cronograma Capilar é imprescindível para que você tenha cabelos loiros mais fortes. O cuidado semanal fará com que o cabelo quebre menos. Quebrando e/ou caindo menos, o fio terá mais chance de um crescimento saudável e você não terá aquela falsa sensação de que o cabelo não está crescendo! O mesmo se aplica a quem usa tintura. Os cuidados com os fios são essencias para que eles se mantenham saudáveis!

  • Usar chá de camomila deixa o cabelo loiro?

DEPENDE. Se o seu fio de cabelo clareia com facilidade, o chá de camomila o deixará levemente loiro sim. Claro que não é nada comparado a uma descoloração no salão de beleza. O clareamento com o chá é bem sutil. Isso nos cabelos loiro. Já nos fios escuros, o clareamento é só mesmo com aplicação de produto químico.

  • Lavar o cabelo com sabão de coco faz mal para o fio?

DEPENDE. Se o sabão for 100% natural não faz. O mesmo não acontece se você usar o sabão de coco, com muita química, que compramos em supermercado para a limpeza doméstica. Neste caso, os componentes químicos são agressivos e servem apenas para limpar a casa e não o cabelo!

  • Usar boné faz o cabelo cair?

MITO. O boné não causa queda capilar. O que se deve levar em conta é que o uso incorreto do acessório pode agravar o problema que já existe. Por exemplo: se a pessoa já tem o couro cabeludo oleoso, com tendência à caspa, fios fracos, etc, o boné pode potencializar os problemas. Principalmente se o uso for diário e por muito tempo. O boné dificulta a transpiração e abafa a região coberta. Fungos adoram ambiente quente e úmido. Quer situação mais propícia a eles do que o uso prolongado do boné?

  • Retirar a máscara capilar com os dedos danifica o produto?

VERDADE. Nossas mãos possuem fungos e bactérias que, ao entrarem em contato a máscara, vão causar a sua oxidação e, consequentemente, a perda da eficácia. O certo é retirar o produto com o auxílio de uma espátula.

  • A ordem certa de uso é shampoo, máscara e condicionador.

VERDADE. A ordem se dá em razão da utilidade de cada item. O shampoo limpa, a máscara repõe nutrientes e o condicionador fecha as cutículas, mantendo os ativos nutritivos dentro do fio. 

Anotaram tudo? Quem tiver outra dúvida, pode deixá-la nos comentários que a gente responde!

Beijos e até nosso próximo encontro!

Imagens: Google Imagens